Unicef confirma: Cuba 0% de desnutrição infantil
O último informe da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) intitulado "Progresso para a infância, um balanço sobre a desnutrição", determinou que atualmente existam no mundo 146 milhões de crianças, menores de cinco anos, com graves problemas de desnutrição.De acordo com o documento, 28% desse total encontram-se na África, 17% no Oriente Médio, 15% na Ásia, 7% na América Latina e Caribe, 5% na Europa e outros 27% nos países em desenvolvimento.
Cuba, porém, não tem este problema, sendo o único país da América Latina e Caribe que eliminou completamente a desnutrição infantil de sua realidade, graças aos esforços governamentais para melhora da alimentação, especialmente dos grupos mais vulneráveis.
Também a FAO (Fundo para Alimentação e Agricultura) reconheceu Cuba como a nação com mais avanços na América Latina e Caribe, na luta contra a desnutrição. Isto se deve ao fato do Estado Cubano garantir uma alimentação básica a todos e promover os benefícios da amamentação materna, até os seis meses de idade e, até os sete anos, garantir um litro de leite diário para cada criança. Não é por nada que, a própria ONU situa Cuba na vanguarda do cumprimento das metas de desenvolvimento humano.
Para o ano de 2015, Cuba aponta na eliminação total da pobreza e a garantia à sustentabilidade ambiental.
Tudo isto sob o criminoso bloqueio ianque, de mais de 50 anos.
Em Cuba não existem analfabetos e nem uma criança vive fora da escola. Este sim, é um país sem pobreza.
ResponderExcluir