quinta-feira, 30 de junho de 2016

Após quase quatro décadas dedicado ao ensino em Cajazeiras, professor sai de sala de aula

  É um dos mais conceituados profissional ligados aos esportes em nossa região e um destaque no futebol.


     Após uma vida toda ela dedicada ao ensino da Educação Física e ao Esporte em nossa re-gião, o professor vem sendo alvo de manifes-tação de carinho e re-conhecimento pelo tra-balho desenvolvido em favorecimento à Educa-ção Física e aos Espor-tes, pelos companheiros professores e pela so-ciedade local. O pro-fessor Reudesman Lopes Ferreira iniciou a sua trajetória na docência no ano de 1978, no Colégio Oswaldo Pessoa, na capital do estado, quando ainda era acadêmico de Educação Física. Concluído o curso, regressou a Cajazeiras e logo foi lecionar no Colégio Estadual de Cajazeiras, neste estabelecimento, exerceu a função de coordenador de Educação Física, em abril de 1908, recebeu o convite para professor de Educação Física do Colégio Nossa Senhora de Lourdes e neste colégio permaneceu por 17 anos até o seu ingresso na Universidade Federal da Paraíba em 1997 como professor efetivo e com dedicação exclusiva.
     Nos anos 80, também foi professor do Colégio Diocesano Padre Rolim quando era o seu diretor o padre Luiz Gualberto. No município, ele ensinou na Escola Coriolano de Sousa Neto em Divinopólis, Vitória Bezerra e Cecília Meireles em Cajazeiras. Foi monitor de Educação Física na FAFIC em Cajazeiras e professor substituto da Universidade Federal da Paraíba, Centro de Formação de Professores de Cajazeiras. Em 1997 após aprovação em concurso público foi nomeado para professor de Educação Física da Escola Técnica de Enfermagem Maria Letícia Botelho, escola vinculada a Universidade Federal da Paraíba.
Educação
     Pela sua devoção a causa do ensino da Educação Física em nossa região, o professor Reudesman foi convidado pelo Padre Luiz Gualberto de Andrade para fazer parte da equipe técnica que estava sendo montada em Cajazeiras para a criação da Regional de Educação do Estado da Paraíba e durante 9 anos esteve à frente da Coordenação Regional de Educação Física sediada na terra do Padre Rolim e foi por seu intermédio que vimos Cajazeiras sediar os primeiros Jogos Escolares do Sertão.

     É um dos mais conceituados profissional ligados aos esportes em nossa região e um destaque no futebol. Milita na crônica esportiva desde 1978 e participa ativamente da vida futebolista da terra do Padre Rolim é autor do livro História do Futebol de Cajazeiras uma pesquisa a que se dedicou por longos 12 anos de trabalho, a exatos 15 anos é colunista de esportes do Jornal Gazeta do Alto Piranhas.

     Foi presidente da Liga Cajazeirense de Desportos e na sua gestão teve a entidade reconhecida perante a Federação Paraibana de Futebol com a publicação do seu estatuto e desta feita sendo esta oficializada de fato e de direito. Orgulha-se de dizer que foi de forma voluntária, o primeiro Preparador Físico do Atlético Cajazeirense de Desportos e nas horas difíceis também seu treinador.

Dedicação
     Apaixonado por Cajazeiras, vem prestando de forma competente e comprometida, ações voltadas para a comunidade local com a realização de projetos na área das atividades físicas, destaque para os movimentos com grupos de pessoas da Terceira Idade na Zona Norte e Sul desta cidade. Também se destacou de forma excepcional no Projeto Clube da Saúde – Caminhar Faz Bem para o Corpo e para a Mente e hoje se sente realizado em ver a sua contribuição para que a Caminhada fosse vista como forma de prevenção e manutenção da saúde dos cajazeirenses.
Sonho
     O professor informou que mantém um objetivo a ser conquistado, trata-se do Museu de Cajazeiras e com ele mostrar todo o seu vasto e memorável acervo do futebol cajazeirense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário