domingo, 27 de fevereiro de 2011

Incrível, mas é verdade!


O PRIMEIRO JOGO ENTRE A SELEÇÃO BRASILEIRA E O RESTO DO MUNDO ACONTECEU EM CAJAZEIRAS.
 
Quem nos relata esta jóia da história cajazeirense é dos maiores cajazeirenses (que a cidade esquece): ALFREDO RICARDO DO NASCIMENTO, o inolvidável ZÉ DO NORTE, autor da consagrada música "Mulher Rendeira". No final transcrevo a biografia deste grande cajazeirense, desconhecido de muitos conterrâneos.
A história é narrada no seu livro autobiográfico “Memórias de Zé do Norte” (Pg. 67-71). Este episódio histórico ocorreu durante a construção do açude de Boqueirão de Piranhas no município de Cajazeiras. Para a obra vieram vários estrangeiros, americanos em sua grande maioria, tudo inusitado para os matutos da região, causava espanto a frota de caminhões GMC que transportava toda a maquinaria e material em geral.
A estadia destes povos do estrangeiro nestas plagas foi responsável por este certame esquecido, mas injustamente, afinal foi o primeiro JOGO ENTRE A SELEÇÃO BRASILEIRA E O RESTO DO MUNDO, e como nos dias de hoje a viúva, o erário público, paga integralmente a conta, aliás, a fanfarra (oriunda da verba de seiscentos mil contos de reis que foi destinada à Comissão Mista Americana, responsável pela construção) e a conclusão da obra foi para as calendas gregas, a execução do açude de Boqueirão só teve início, bem mais tarde, em 1932, mas só foi concluída no ano de 1936. Leia esta incrível página da História Cajazeirense.
E que baita biografia, não é conterrâneo?

Zé do Norte?? Já ouvi falar... E muito se deveria ter escutado, lido e conhecido este grande cajazeirense, se a sua modesta Cajazeiras não o tratasse com um indigitado, sério candidato ao anonimato. 
Por merecimento, aqui inicio uma série de postagens  semanais em que tento modestamente justiçar  (palavra feia, parece coisa do esquadrão da morte!) este grande cajazeirense. Talvez não fosse eu merecedor de uma tarefa de tamanha envergadura, talvez coubesse a outros cajazeirenses mais capacitados do que eu. Mas na falta, lá vou eu. Na verdade tudo surgiu espontaneamente, mas com o andar das pesquisas sobre este ilustre conterrâneo conclui que é muita biografia para uma postagem só.
Talvez Zé do Norte como cajazeirense só tenha um êmulo que lhe faça sombra: Padre Rolim. Este merecidamente cantado e decantado... aquele ignorado pelos seus conterrâneos. Qual é a homenagem que Cajazeiras já prestou a este seu filho ilustre?
Na verdade, Zé do Norte é o estereótipo perfeito das injustiças cometidas aos brasileiros marginalizados. Grande artista, ele teve as conquistas muito suadas sem nem um Q.I. (quem indica.  
Mesmo sem Q.I. Zé do Norte cravou seu nome indelevelmente na História, não precisa mais do que falar da antológica Mulher Rendeira, regravada 82 vezes, com quase 300 mil cópias vendidas só nos Estados Unidos, afora outras mil criações musicais e sua profícua atuação no campo literário. Veja os vídeos O Cangaceiro : "Mulher Rendeira"  e Zé do Norte: Lua Bonita (gravação original) que a nova geração a conhece  pela bela regravação feita pelo maluco beleza Raul Seixas.

7 comentários:

  1. atravez deste canal, de informaçaõ busco as minhas origens,eu neto de MANUEL BRAZ. ele natural da picada dos ferreira.trabalhou.nesta grande obra,deste açude.ele comentava sobre um desentedimento, de um funcionario estrangeiro c/ filho da terra no qual resultou em uma emboscada segundo ele resultou a primeira baixa, a qual naõ foi causada p/ acidente.ja que as grandes obras ha sempre baixas causada p/ acidentes.

    ResponderExcluir
  2. maria feitoza (

    Que legal ficar sabendo disso, mais orgulho sinto de minha linda terra.

    Beijos e bom domingo!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Irene Tavares

    Obrigada pela ainformação,
    EFIQUE COM DEUS.

    ResponderExcluir
  4. Augusto Cajazeiras/Campina Grande


    Boa tarde!

    Uma curiosidade!
    Quase ninguém sabe disso.

    ResponderExcluir
  5. Ribamar do Hospital

    como está nossa linda cajazeiras?
    que vc tenha uma linda noite!

    ResponderExcluir
  6. Jackson Ricarte

    INTERESANTISSIMO EU N/SABIA OBG ABS E B/SEMANA

    ResponderExcluir