sábado, 1 de outubro de 2016

"!n vino veritas" (no vinho está a verdade)

Resultado de imagem para vinhos  In vino veritas      "In vino veritas" é uma frase em latim que significa “no vinho está a verdade”, utiliza-do como provérbio para expressa a sensação de “liber-dade” provocada pelo álcool. 
      A expressão completa desta expressão latina seria "in vino veritas, in aqua sanitas", que significa “no vinho está a verdade, na água está a saúde”.
     De acordo com a história, o provável autor deste provérbio para o latim seria o filosofo Caio Plínio Cecílio Segundo, mais conhecido por “Plínio, o Velho”.

    Com esta expressão, os antigos romanos queriam dizer que quando as pessoas que estão sob o efeito do vinho (álcool), perdem a vergonha e fazem com que as verdades possam ser reveladas.     


Resultado de imagem para vinhos  In vino veritas   Para o historiador romano Tácito, as pessoas nunca con-seguem mentir de forma eficaz quan-do estão bêbadas, levando a crer que aquilo que revelam quando estão sob o efeito da bebida alcoólica seja ver-dade.
   Alguns pesqui-sadores acreditam que a origem deste provérbio seja grego, criado pelo poeta lírico Alceu de Mitilene, e que tenha sido apenas traduzido por Plínio, o Velho para o latim.
      O filosofo Platão teria mencionado esta expressão em “O Banquete”, uma série de discursos de ideias platônicas sobre a natureza e o amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário