domingo, 27 de novembro de 2016

DEPUTADOS CAJAZEIRENSES 1935-1938 (IV)


    Ao ser concluída a 8ª Legislatura, em 1919, com a presença do Coronel Sabino Gonçalves Rolim, desconheço a participação de outros filhos de Cajazeiras nas 9ª, 10ª, 11ª e 12ª legislaturas que compreende o período de 1920 a 1934.
    Somente na 13ª legislatura 1935-1938,  Cajazeiras volta a ter representante na Assembléia Constituinte. É eleito o médico Celso de Matos Rolim, além de outro ilustre filho de Cajazeiras, o também médico José de Sousa Maciel, nascido no Sítio Catolé, cujo nome foi dado ao Hospital Regional de Cajazeiras, que representava a capital do Estado.
    Celso Mato foi casado com Eunice de Medeiros Matos e teve dois filhos: Marinice e Celso Filho.
    Celso Matos teve mais cinco irmãos: Adalgisa Matos de Sá, que foi casada com Aprígio Gomes de Sá, sousense, nascido em 11 de dezembro de 1884 e falecido em  de dezembro de 1951. Era farmacêutico diplomado no Rio de Janeiro, na turma de 1903 e exerceu o cargo de vereador de Cajazeiras; Ceci Matos Brocos, casada com o engenheiro Adriano Henrique Dias Brocos; Cíntia Marcos Mendonça, casada com o guarda-livros João Mendonça Júnior, que trabalhou para diversas firmas de nossa cidade; Rosa Matos Braga, casada com o Dr. José Guimarães e Idalina Matos Cartaxo, que foi a primeira esposa do poeta Cristiano Cartaxo.
    Celso Matos diplomou-se em medicina em 16 de março de 1927, na faculdade medicina do Rio de Janeiro e logo depois iniciou suas atividades profissionais em Cajazeiras após a sua formatura.
    Participou do Movimento Revolucionário que conduziu Getúlio Vargas ao poder em 1930  e foi eleito prefeito municipal de Cajazeiras, para o período de 1937-1940.
    Faleceu dormindo, ao lado do grande amigo e ex-deputado João Guimarães Jurema, que era Procurador Geral da República, quando ambos viajavam de ônibus João Pessoa para Cajazeiras.
    Ao lado de Otacílio Jurema dedicou toda a sua vida ao serviço médico de sua terra e de sua gente e está também incluído entre os cajazeirenses que em muito contribuíram para a construção do Hospital Regional de Cajazeiras.
    É autor de um trabalho biográfico sobre seu pai o Coronel Matos, que foi lido na abertura do centenário de nascimento do coronel Matos, festivamente comemorado em Cajazeiras , em 1968.

    Ao Dr. Celso Matos Rolim, a cidade e o povo de Cajazeiras devem grandes preitos de reconhecimento e gratidão, que precisam ser resgatados.
    



Nenhum comentário:

Postar um comentário