quarta-feira, 12 de abril de 2017

Chico Rolim alavanca o novo ciclo da educação cajazeirense


      Esta fotografia é dos idos de 1963/1964 do século passado, muitos que a vêem ainda não tinham vindo ao mundo.
      Este retalho histórico evidencia a inauguração de uma das primeiras escolas da zona rural da nossa cidade de Cajazeiras ma administração do novo prefeito, Francisco Matias Rolim, eleito numa disputa ferrenha entre quatro candidatos que disputavam o alvorecer de novos líderes políticos que substituiriam o líder in-conteste de então, Dr. Otacílio Guimarães Jurema, exemplo raro de intelectual, médico, político, homem de ação e prestígio, figura indelével no olimpo político da terra do Padre Rolim. Dr. Otacílio Jurema sentou por duas vezes na cadeira de prefeito, foi, também em 1954, Secretário de Educação e Saúde do Estado da Paraíba no governo de Oswaldo Trigueiro, foi também suplente de senador assumindo o mandato por quase 3 anos, além de deputado estadual em 1963.
      Com o ocaso do Dr. Otacílio Jurema e a eleição do prefeito Francisco Matias Rolim era iniciado um novo ciclo de líderes políticos.
      Francisco Matias Rolim, mais conhecido por Chico Rolim, fez uma administração que ecoaria por décadas, mas atendo ao fato da foto, vale destacar o pioneirismo salutar de Chico Rolim no campo da educação. Cajazeiras sempre tradicional no campo da educação, teve neste homem quase não ocupou os bancos escolares, Tradicional no campo da educação, Cajazeiras, de então, hibernava na sua vocação, o colégio Padre Rolim perdia a sua importância como impulsionador decaía e a cidade perdendo a sua importância neste campo tem na figura de Chico Rolim a volta ao seu pendor histórico.

  Na sua primeira administração, Chico Rolim inaugurou mais grupos escolares de que todos os seus antecessores. 
A cidade que ensinou a Pa raíba a ler não tinha co-légios gratui tos e com ele passou a con tar com três: Colégio Co-mercial Municipal "MONSENHOR CONS-TATINO VIEIRA", Colégio Estadual e o Colégio Professor "HILDEBRANDO LEAL. Ainda na sua edificadora política educacional, Chico Rolim criou uma gratificação especial para as professoras da Zona Rural, que partia de 50% a 100% dos seus vencimentos de conformidade com a freqüência comprovada em casa escola. Vale ressaltar a atitude politiqueira em relação ao Colégio Estadual, iniciado no Governo PEDRO MORENO GONDIM, administrado pelo Francisco Matias Rolim, e mesmo assim deixaram de constar os seus nomes na placa inaugural do atual prédio, construído num terreno comprado pelo prefeito Chico Rolim.
      Hoje se vemos a cidade de Cajazeiras como um importante pólo educacional do Nordeste não se pode olvidar o trabalho incansável de Chico Rolim na implantação do seu campus universitário.
    Avante, Cajazeiras, lute pela im plantação da Univer sidade Fe deral do Ser tão, um jus to e antigo anseio do seu povo, Chico Rolim já cumpriu o seu papel, agora cabe às novas gerações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário