domingo, 2 de abril de 2017

Holanda, Igrejas e a utilização dos seus espaços


Música e igreja sempre andaram de mãos dadas. No caso dessa Igreja na Holanda também, mas o caso é um pouquinho diferente. Esse é mais um artigo da série. Holanda, Igrejas e a utilização dos seus espaços. O primeiro foi sobre a Igreja que virou uma livraria. Agora uma casa de shows. Confira:
Paradiso - Holanda Igrejas - Amsterdam © Ivan ( flickr)Paradiso, a igreja que virou templo do pop em Amsterdam

Chamar o Paradiso de templo do pop não é nenhum exagero. Afinal, além ser o lugar preferido de 11 dos 10 popstars quando tocam na Holanda, é a mais popular (e mais charmosa) casa de shows do país. O Paradiso fica realmente num templo; uma antiga igreja que desde 1968, deixou de ser uma igreja e que já foi palco de drogas e muito rock’n rol. Quanto ao sexo, não posso afirmar, mas acredito que sim. E como isso aconteceu?

Paradiso - Holanda igreja - Amsterdam ©Ron Bennen
História: de Igreja a Centro de Lazer Cósmico
Os anos 60 foram marcados por rebeldia, busca da liberdade de expressão e, claro conflitos. Na Holanda não foi diferente. A galera jovem procurava um lugar onde pudesse se expressar livremente. Assim, em 30 de março de 1968, o prédio da antiga Igreja, bem no centro de Amsterdam, foi invadido e tornou-se o “Cosmisch ontspanningscentrum” – algo como “ Centro de Lazer Cósmico”.
Paradiso - Holanda igreja Amsterdam ©Ron Bennen
O sucesso foi rápido e o lugar virou referência de liberdade artística em geral. Não só na Europa, diga-se de passagem, mas também em outros continentes. Abrigados pelos vitrais e balaustradas da antiga igreja, acrobatas, bailarinos nus, mágicos apresentavam-se em noites regadas ou incensadas com muito haxixe e marijuana.
Paradiso - Holanda igreja - Amsterdam ©Ron Bennen
Claro que houve muita confusão, brigas e problemas com tráfico de drogas. Mas em 1977, sob nova direção, o Paradiso foi palco de shows de grandes bandas como Sex Pistols e The Police. A partir daí, só fez crescer e adicionar mais grandes nomes no seu programa, tornando-se a casa de shows mais famosa da Holanda. Mas como é o Paradiso hoje?
Templo do Pop e mais
Hoje o Paradiso, além de ser o templo do Pop, é também a casa de shows menores e mais intimistas. O salão maior tem capacidade para 1500 pessoas. É lá que acontecem os maiores shows e ainda funciona como night club. O salão menor pode abrigar até 250 pessoas e é muito utilizado para lançamentos de álbuns e shows com um público menor.
Paradiso - Holanda igreja - Amsterdam ©Ron BennenLocalização
O endereço também não podia ser mais adequado. Fica colado à Leidseplein. Essa é uma praça no centro de Amsterdam onde funcionam vários teatros e casas noturnas famosas. A Leideseplein é endereço da Melkweg, outra casa de shows dos mesmos donos da Paradiso, do Stadsschouwburg, fabuloso prédio que abriga Teatro da cidade, o American Hotel, lindo hotel cujo prédio no estilo art nouvaeu e que é visita obrigatória para um café saboroso na boca e salgado no bolso e, at last but not at least o Leidseplein Theater, onde há anos a comédia (em inglês) Boom Chicago lança novos atores para o estrelato.
Paradiso - Holanda igreja - Amsterdam ©Ron Bennen
Quer assistir um show em Amsterdam? Recomendo checar a agenda do Paradiso e visitar um verdadeiro monumento histórico da cultura musical da Holanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário