domingo, 22 de outubro de 2017

Um comício que ficou na história cajazeirense...

      Lá pelos idos da década de 50 do século passado em um comício político na cidade Cajazeiras, aconteceu um fato inusitado que mudou a história da cidade. 
 Figuras ilus tres da polí-tica paraiba na como Rui Carneiro, Ar gemiro Fi-gueiredo e outros polí-líticos da região que se atreviam a dis cursar no palanque armado em uma praça central da cidade eram vaiados suma riamente por uma população revoltada e com profundo descrédito na classe política naquele momento. 
      Quem subia ao palanque e pegava em microfone para falar era coberto de vaias e xingamentos. Todos os presentes na comi-tiva de políticos vindos da capital do es-tado para falar ao povo Cajazeirense, estava inibido e recusava assumir postura de orador para pedir votos naquele lugar; só alguns mais afoitos teimavam e eram alvos dos mais baixos xingamentos e palavrões, tamanha a revolta do povo cajazeirense com os políticos paraibanos. 
      Criou-se uma situação vexaminosa e embaraçosa para os oradores oficiais daquele comício, candidatos e partidários que não viam qualquer saída emergente para aquela situação. 
      Coube ao grande orador paraibano Alcides Carneiro, natural de Princesa - Pb, mudar toda a história do comício e da cidade de Cajazeiras. 
      Depois de tomar uns goles, umas lapadas de ca-na da qual era uma adepto consumidor, um exímio a-preciador de suas pro-priedades medicinais, re-solveu subir no palanque e discursar para aquela pla teia rebelde, enfurecida... gostava de desa fios. 
      Foi informado de que seria vaiado como todos os outros! Seria execrado em praça pública! Não deveria subir no palanque, mas o grande orador paraibano Alcides Carneiro, mesmo sabendo que poderias ser jogado na cova dos leões, se assim o fizesse, foi.    
      - ...Povo cajazeirense... (Vaias!)   
      - Cajazeiras, a terra do Padre Rolim! A cidade que ensinou a Paraíba a ler, não vai vaiar Alcides Carneiro!
      Gritos! Aplausos! Palmas! Bombas! Festa, o povo enlouqueceu em alegria e ainda hoje carrega o andor sem reclamar e leva seus políticos nas costas sem reclamar, porque ensinou a Paraíba a ler como disse o maior dos oradores paraibanos: Sir Alcides Carneiro.

     Daí nasceu o bordão "Cajazeiras a cidade que ensinou a Paraíba a ler!" e com isso entrou para a história por uma citação poética de um político paraibano em campanha.

     



Nenhum comentário:

Postar um comentário