domingo, 18 de novembro de 2012

*Visitando o sítio histórico de Acauã - Aparecida (PB)*

Quem passa apressado pela BR-230 na altura da cidade de Aparecida (PB) não imagina que a apenas 4 km se tem escondido um patrimônio histórico respeitável: Acauã, a mais antiga fazenda de gado e de algodão do Sertão da Paraíba.
No ambiente se sente o ar impregnado de História, mas injustificadamente pouco divulgado. Mas a História não esquece este pedaço do sertão paraibano. Não basta falar que renomado escritor e teatrólogo Ariano Suassuna morou no casarão durante parte de sua infância e se inspirou no cenário para desenvolver suas obras. Outros menos badalados, mas não menos importantes com o José Rodrigues Ferreira Júnior - Dr. Ferreira, dotado de grande cultura e membro do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro e nascido no Brooklyn, Nova York(N. Y. U.S.A.), Estados Unidos da América um dos precursores da Doutrina Espírita na Paraíba por perseguição religiosa, caluniado e perseguido, mas empreendedor se destacou pelas atividades progressistas que imprimiu à lavoura irrigada, à criação de animais de alta linhagem, à industrialização de óleos vegetais, e, principalmente, uma atenção especial à educação dos empregados e de suas famílias na fazenda Acauã (Leia mais). Também no sítio várias tomadas de imagens foram realizadas do filme longa metragem “O Sonho de Inacim”, o aprendiz do Padre Rolim, que tem como Diretor e roteirista o teatrólogo e cineasta Eliezer Rolim Filho, “O Sonho de Inacim”.
Um bom conselho passando por lá não deixe de dar uma entrada e conhece esta maravilha histórica.

2 comentários:

  1. Bosco Neves

    Já passei por aí quando fui visitar uma prima que morava num assentamento do mesmo nome, mas não sabia dessa importância histórica dessa fazenda.

    ResponderExcluir
  2. É, passei muitas vezes em frente a essa relíquia, a Igrejinha de Acauã. Na casa paroquial, se hospedou muitas vezes, o Padre Correia de Sá, líder revolucionário! Cheguei a conhecer as vestes do Padre Correia de Sá, meu parente! Bom artigo amigo claudiomar!

    ResponderExcluir