sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

*Minas de ferro em Patamuté *

A Serra da Arara
Há muito tempo se fala na existência de jazidas de ferro em Cajazei- ras. Coisa anti- ga.” 
   Assim inicia Frassales na co- luna desta semana. O assunto me fez voltar a tempos da minha infância. Explico, metade da Serra da Arara pertence à minha família do lado materno, local onde muito brinquei na minha infância/juventude.
Minha vó com familiares no alpendre
No meio do topo da Serra, há uma placa de metal cravada num baixo pedestal com uma ins- crição em inglês com a fa- ce voltada para o céu. Os mais velhos contam que foi uns americanos que a colocaram atestando que a Serra era fecunda em minérios. Subi na infância para ver placa dos a- mericanos, época em que o meu inglês se resumia às aulas dos professores Zé Andriola e Mister Boy do Diocesano.
Há alguns anos atrás uma prima me liga confirmando que a Serra era realmente detentora de uma nova Carajás sem ouro. “Estamos ricos!” exclamava ela exultante.
Como se sabe que aonde há fumaça há fogo, hoje tomo conhecimento através do Dr. Frassales que “a especulação vem de longe, de muito longe.”, já foi assunto “pelo presidente da província da Parahyba do Norte, Ambrósio Leitão da Cunha, em Relatório ao sucessor, no longínquo ano de 1860”.
Tomara que a minha prima esteja certa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário