domingo, 6 de novembro de 2016

A HISTÓRIA DO PREFEITO QUE FOI CONFUNDIDO COMO PAPA-FIGO!

     Pesquisando na net 
vi uma postagem do blog da Rádio Cultura FM de Cajazeiras (PB) traz uma postagem jocosa da vida do ex-prefeito Francisco Matias Rolim a cerca de uma curiosa passagem em sua vida da década de 60.
Acometido de hepatite teve que se recolher ao sítio da Serra da Arara para cumprir as recomendações médica de absoluto repouso.
Seus adversários não vacilaram e espalharam o boato que ele tinha virado um papa-figo e o remédio ideal para a cura da doença era FÍGADO DE MENINO. Imaginem?
O boato provocou maior rebuliço na zona rural cajazeirense. As mães prendendo os filhos em casa com medo de serem pegos e levados para o papa-figo comer.
Incrível, mas o boato funcionou.

   "HISTORIA COMPLETA DE SEU CHICO ROLIM ON DE ELE FOI CONFUNDI-DO PELO O PREFEITO PAGAFIGO DE CRIANÇAS E PASSOU PELO UM VEXAME GRANDE E A-LÉM DO MAIS AS MU-LHERES DE CAJAZEIRAS E REGIÃO NA ÉPOCA QUE NÃO QUERIA MAIS NEGÓCIO COM ELE E ESCONDIAM OS MENINOS COM MEDO, ELE MESMO CONTA EM SUA NARRATIVA NO CADERNO DE CONTOS E HISTORIAS . LEIAM BEM LENTO E DEVAGARINHO QUE VOCES VERÃO CULTURA COM "C' E NÃO "KUL KULTURA" AFINAL FAÇO COMO DIZ OS MIÓ". 
      "Superinteressante é que Francisco Matias Rolim, o famoso Chico Rolim, teve um pro-blema de saúde de hepatite e já na política como era um homem forte e destemido, além de líder considerado, com inveja as oposições inventaram um movimento que Chico Rolim por estar com hepatite e ter ido passar um mês no sitio Arara para se tratar e ficar mais a vontade inventaram que ele tinha virado papa fígado e ai espalhou a noticia o que deixou muitas mães de família assombrada na região. Ele foi prefeito de Cajazeiras PB e Deputado Federal e escreveu o primeiro livro de sua autoria primeira edição e em Brasília editou a segunda edição' e em São Luís a terceira edição.
     "Ele nasceu no dia 06 de dezembro 1922 no sitio Melão município de Umari Ceará. Perdeu o seu pai, Matias Duarte Passos, antes de 03 anos de idade o seu pai. Seu estudos foram apenas numa escola da área rural de sua comunidade apenas aprendeu a Carta do ABC, A Cartilha completa, Primeiro livro, Segundo Livro, Terceiro livro, Quarto livro e um ma-nuscrito isto no ano de 1936 e interessante é que na comunidade não tinha o estudo sobre matemática e ai, ele aprendeu as 13 lições da tabuada com a professora Maria Júlia uma escolinha particular que funcionava próximo ao açougue central, hoje a residência Zé Sa-cristão".
Chico Rolim com o ex-govenador Wilson Braga, 
prefeito Zé Gonçalves de Bom Jesus 
e o ex-deputado Edme Tavares
     "CHICO ROLIM não gostava de zoada de rádio e para tanto não gastava um vintém com propaganda ou dava dinheiro aleatoriamente as rádios por isso não foi muito compreendido, só que ele gosta de rádio admira o trabalho das emissoras de rádio ele fazia assim o que vamos expor aqui neste documentário.
     1) Que em 1963 não existia Colégios, gratuitos, em Cajazeiras e hoje existem três: Colégio Comercial Municipal Monsenhor Constantino Vieira, Colégio Estadual e o Colégio, Professor Hildebrando Leal?
     2) Que o Colégio Comercial Municipal desde que quando encampado pelo o Prefeito Francisco Matias Rolim, as despesas são pagas pelos cofres da Prefeitura Municipal, atingindo a cifra de Ncr$ 40.000.00 anual? 
     3) Que em 1963 a matricula de alunos das Escolas Municipais eram de 1208 e logo no ano de 1964 aumentou para 2737 alunos? 
     4) Que o município mantinha apenas 62 professores primários contratados e efetivos e logo em 1964 o Prefeito Francisco Matis Rolim aumentou o quadro para 132?
     5) Que o Prefeito Francisco Matias Rolim construiu mais Grupos Escolares de que todos os seus antecessores? 
     6) Que o Prefeito Matias Rolim, para criar um Escola em que qualquer Sitio do Município, basta saber que ali existem crianças em idade escolar? 
     7) Que o Prefeito Francisco Matias Rolim, foi o único na Paraíba ou talvez no Brasil que modificou o calendário escolar do seu Município,tendo com isto beneficiado a população rural, uma vez que que ás férias da Zona Rural é justamente na época em que os pais de famílias, mais precisam do trabalho dos seus filhos menores, sendo os meses de férias Fevereiro, Março,Abril e Setembro? 
     8) Que o Prefeito Francisco Matias Rolim criou uma gratificação especial para as Professoras da Zona Rural, que parte de 50%,até 100% dos seus vencimentos de conformidade com a freqüência comprovada em cada escola?
     9) Que as semanas Universitárias foram mantidas no Governo Francisco Matias Rolim, as quais recebera ajuda financeira da Prefeitura, alem de outras contribuições? 
     10) Que a construção do Colégio Estadual foi iniciada no Governo Pedro Moreno Gondim, administrado pelo o Prefeito Francisco Matias Rolim e mesmo assim deixaram de constar os seus nomes na placa inaugural? 
    11) Que existe em Cajazeiras três Bibliotecas Públicas, denominada de Francisco Matias Rolim? 
     ESSA ÉPOCA CAJAZEIRAS SE DESENVOLVIA, O EX-PREFEITO CHICO ROLIM SE TIVESSE JUSTIÇA E RECONHECIMENTO ESTA CIDADE ERA PAR A SER CHAMADA DE CIDADE DE CHICO ROLIM PORQUE FOI O MAIOR BEM-FEITOR DESTA CIDADE, AGORA O POVO DE CAJAZEIRAS TEM PROBLEMAS GRAVES DE SAÚDE ATRAVÉS DA SURDEZ E DO ESQUECIMENTO".

Fonte: NET RÁDIO CULTURA FM CAJAZEIRAS 
Ilustração do nosso blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário