domingo, 6 de novembro de 2016

O retrato de Dorian Gray e o mito de fausto

    A narrativa é construida através do conflito gerado pela personagem de Basil Hallward (artista inglês reconhecido), que atinge o que ambiciona todo artista, a criação da sua obra perfeita: o retrato da personagem Dorian Gray.
    A personagem de Dorian Gray, ao ser retratada descobre a fragilidade da sua beleza diante do tempo (por meio da imortalidade da arte), e tenta ir contra a este fato.
     Outra personagem em destaque no livro é a de Lorde Henry Wotton, que vê na beleza pura de Dorian Gray a perfeição de uma alma que deveria ser corrompida, unindo o belo ao cruel. Henry Wotton é o mentor intelectual da desintegração da personagem Dorian Gray.
    O foco central da narrativa é o retrato pintado, pois através dele as personagens conquistam aquilo que desejam.

  O livro "O Retrato de Dorian Gray" foi o único romance escrito por Oscar Wilde (escritor irlandês).
O romance visa criticar os costumes presentes na Inglaterra Vitoriana, que insistia em conservar uma tradição hipócrita e não aceitava as mudanças socioculturais trazidas por um novo tempo.
   A obra, classificada como um romance gótico, é o ícone do decadentismo inglês por abordar de maneira irônica a visão do homem e de sua ambição para alcançar a juventude eterna e a perfeição (por meio da beleza estética). 
    No livro os diálogos têm maior importância que a própria narrativa, pois a ironia e as criticas à sociedade são trabalhadas nos diálogos entre as personagens. O narrador do romance é observador e apenas situa o leitor no tempo e espaço da narrativa.
     Além de criticar o decadentismo inglês, a narrativa está estruturada sobre uma referência intertextual clara ao mito de Fausto, retratado pelo grande autor alemão Göethe. 
     Os críticos e a sociedade da época consideraram o livro "O Retrato de Dorian Gray" amoral, entretanto o romance é hoje um dos maiores marcos da literatura universal.
     O retrato em questão está, obviamente, mais ligado à personagem principal (personagem que dá o título ao livro), a qual oferece sua alma ao Diabo (mito de Fausto) para trocar de posição com o retrato. O pedido é atendido pelo Diabo que faz com que o retrato envelheça no lugar da personagem. O retrato acaba tomando para si as marcas dos registros de toda a obra de vida de Dorian Gray.
     O tempo passa e o fútil Dorian Gray não envelhece, permanece belo como um adolescente, conservando uma face pura e angelical. Entretanto por trás do rosto imperturbável pelo tempo, há uma alma cruel, amoral e assassina, refletida em um quadro, que envelhece e altera a sua face a cada comportamento amoral de seu dono.

 "O Retrato de Dorian Gray"
Oscar Wilde


Nenhum comentário:

Postar um comentário