sábado, 21 de janeiro de 2017

A ORIGEM DA PALAVRA "BAITOLA"

Na linguagem coloquial, baitola,  viado e gay têm o mesmo significado:  trata-se de um homossexual.
velha locomotiva
A palavra "baitola" surgiu no Ceará, 
nas primeiras décadas do século 20. 
     Vamos à "história".
     Por volta de 1913, chegou ao Ceará o inglês de nome Francis Reginald Hull, o conhecido Mr. Hull (pronuncie-se mister ráu), que deu o nome a uma famosa avenida na cidade de Fortaleza-CE.
Francis Reginald Hullf
     Mr Hull fora designado superintendente de uma Rede Ferroviária no Ceará e passou, em muitas situações, a fiscalizar algumas obras de construção e reparo na própria Ferrovia.     Mr Hull era homossexual assumido. Quando ia pronunciar a palavra "bitola", que significa a distância entre dois trilhos, pronunciava "baitola" como se pronuncia na língua inglesa.     Quando ele se aproximava de onde estavam os trabalhadores, estes, que não gostavam do modo como eram tratados pelo chefe, diziam: "Lá vem o baitola, lá vem o baitola".     A partir daí passou-se a associar a palavra baitola ao homossexualismo.

Baitolagem também é cultura!

4 comentários:

  1. Fabiana Agra

    Quem poderia imaginar?!?!?

    ResponderExcluir
  2. Nilberto Melo

    HEAUHEAHUEHUEHUEAHUEAHUEAHUEHUEA

    ResponderExcluir
  3. Marcelo Nascimento

    Silvana, sua postagem sobre a origem da palavra "Baitola", além de não ser politicamente correta, reforça o preconceito e o estigma contra a população LGBT. Espero que faça uma reflexão da próxima vez que utilizar este mecanismo de informação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixe de ser baitola para não ter problema com o estigma. Quanta prepotência por um simples termo a exemplo de outros que servem para enumerar outras classes.

      Não queira ser melhor que outros. Pense nisso!

      Excluir