sábado, 16 de março de 2013

*RETALHO DE CAJAZEIRAS (2) Praça Nossa Senhora de Fátima (Antiga Praça da Catedral*)

Praça Nossa Senhora de Fátima (Antiga Praça da Catedral)
A Praça Nossa Senhora de Fátima sempre é vista sob o peso e a sombra da história de Cajazeiras, foi aqui que Ana Francisca de Albuquerque, a nossa Mãe Aninha, construiu uma capela, um embrião da futura diocese de Cajazeiras. É nesta igreja que, segundo a tradição, está sepultado o corpo do Padre Rolim.
De capela veio a Matriz de Nossa Senhora da Piedade, no largo em frente o prefeito Hildebrando Leal, no ano de 1929, fez a primeira intervenção urbanística, e “passou a ser o ponto chique da cidade, o local de atração do povo, o centro das manifestações cívico-religiosas e sociais da comunidade”.
Passou um longo tempo de abandono, quando o prefeito Francisco Matias Rolim, na década de 60, demoliu tudo, preservando apenas o coreto e a transformou neste belo logradouro que conhecemos até os dias de hoje. Conversando com o ex-prefeito ele fala entusiasticamente da sua obra, recordando quando menino assistia as retretas realizadas no coreto sob a batuta do maestro Merú. Era o programa máximo da cidade.
Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário