sexta-feira, 26 de agosto de 2016

A história de um padre que se dedicou ao ensino.


     Cidade nascida de uma história bonita. A história de um padre que se dedicou ao ensino. No lugar onde nasceu, fez nascer uma escola, que depois se transformou num colégio, que formou milhares de conterrâneos e de vizinhos. Fez crescer o lugar, transformar em povoado e depois em cidade, cujo território recebeu o nome de Cajazeiras.
     O Padre, que a exemplo do Anchieta fundador de São Paulo, ganhou inúmeros seguidores, por que não chamá-los de discípulos, que sustentados na fé cristã ampliou os horizontes da comunidade local e regional educando e formando homens e mulheres que marcaram a história através dos seus feitos que impulsionaram o desenvolvimento local e regional.

     Falar de cada discípulo do Padre Rolim é arriscar a pecar por omissão, porque foram muitos. Dos mais simples aos mais audaciosos. Aqueles que no dia a dia cumpre com o seu dever de filho, trabalhando, educando, buscando incansavelmente o progresso desse torrão.
Esse padre, hoje por todos homenageado, deu nome a inúmeras famílias cujas raízes se espalham Brasil afora. Virou um mito, uma referência, a herança de nossos antepassados. Um legado de fé, de orgulho, de desenvolvimento, especialmente no campo educacional.
     A história registra que a Igreja Católica foi e ainda hoje é um grande marco na educação e na cultura de Cajazeiras. Dedicou todo o seu trabalho seguindo os ensinamentos do Padre Rolim. Em 1915 o Bispo D. Moisés Coelho reabriu o Colégio Padre Rolim e expandiu o ensino na cidade, através dos Bispos que se sucederam no comando da Diocese.
   É registro histórico que até os dias de hoje, dos bispos que administraram a Diocese de Cajazeiras a administração de Dom ZACARIAS ROLIM DE MOURA, foi a mais profícua, a mais marcada pela saga de um homem de visão para o futuro. Em todo o território diocesano ficou registrada a sua ação evangelizadora e educacional.
     Em Cajazeiras, registramos com alegria e orgulho a obra monumental do Seminário Diocesano dedicado a Nossa Senhora da Assunção, onde são ordenados sacerdotes, aqueles que buscam a vocação religiosa. O destaque maior de sua administração episcopal foi trazer o Ensino Superior para Cajazeiras, fundando a Faculdade de Filosofia Ciências e Letras – FAFIC, da FUNDAÇÃO ENSINO SUPERIOR DE CAJAZEIRAS – FESC, com momento histórico, anos depois, de transferências de seus cursos para a Universidade Federal da Paraíba.
     Dom Zacarias contou com a ajuda de muitos discípulos do Padre Rolim. Destaque para dois discípulos representados nas figuras do inesquecível Monsenhor Vicente Freitas e do Cônego Luiz Gualberto. Estes, verdadeiros heróis da nossa história contemporânea, cujas existências foram dedicadas à igreja e a educação de Cajazeiras.
Cajazeiras hoje se apresenta como centro educacional. A cidade representa para uma extensa região nordestina a opção na busca do saber, do conhecimento técnico e científico. Suas inúmeras Instituições de Ensino é o objetivo da população estudantil que transita diariamente pela cidade em busca dos diferentes educandários. Prova inconteste de que a cidade é predestinada à educação, ao ensino.
Resultado de imagem para Cajazeiras – Terra Querida
Cajazeiras – Terra Querida!… 
     Por mim, por muitos! – Ao homenageá-la nos seus 150 anos de fundação, tendo homenagens também aos protagonistas desta história bonita, edificada pela marca do trabalho árduo e penoso, da abnegação e dedicação à causa da educação pelos frutos produzidos e que hoje atendem a milhares que necessitam estudar, aprender e se graduar ou se profissionalizar.
Francisco Marcos Pereira é Professor de Direito Municipal e Direito Processual Civil do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da UFCG.

Francisco Marcos Pereira 
é Professor de Direito Municipal 
e Direito Processual Civil do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da UFCG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário