domingo, 25 de setembro de 2016

Um grande homem público cajazeirado: médico João Izidro.

   João Izidro era um médico cajazeirado pe diatra, clínico geral e apesar de sua altivez, era uma pessoa mo-desta. 
  Nasceu em 08 de agosto de 1906, estu-dou em Fortaleza, mas veio a se formar na Faculdade de Medi-cina de Recife em 1937 vindo morar na cidade de São João do Rio do Peixe onde casou com sua amada Francisca Bernardo de Albuquerque - Dona Chiquinha - com quem teve os filhos Dr. Luís Carlos de Albuquerque e Dr. Carlos Alberto de Albuquerque, e, por adoção, a menina Vera. Ainda em São João do Rio do Peixe, Dr. João Izidro teve uma militância política que lhe causou dissabores e o motivou a se mudar para Cajazeiras.
Foi um dos baluartes do Hospital Regional de Cajazeiras, onde muito se dedicou como um dos grandes profissionais. prestando  atendimento aos cajazeirenses e sertanejos.
   Além da Medicina atuou no campo político, foi candi-dato a vereador pela pri-meira vez em 1955, não lo-grando êxito. Como no pleito seguinte de 1963 não foi mais candidato apostava-se que ele teria se de-sencantando da política de uma vez por todas. Não sei o motivo, porém ele voltou a ser candidato em 1963, desta vez sendo vitorioso, sendo um dos mais atuantes da legislatura, ocupando a presidência da casa. Dr. João Izidro teve uma grande participação para a criação do curso de Medicina em Cajazeiras, além de participar ativamente do Abrigo de Idosos Lucas Zorn. Ainda no seu vasto currículo consta ainda a direção do Colégio Comercial Monsenhor Constantino Vieira. Faleceu aos 93 anos de idade no ano de 2.000 na cidade do Recife em 1906.

As informações são de Francisco Matias Rolim e de Irismar Gomes da Silva de sua obra Cajazeiras e Minhas Lembranças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário