domingo, 25 de dezembro de 2016

Com 44% da população de ateus, Holanda transforma igrejas em livrarias, cafés e casas de shows


22 comentários:

  1. Phillipe Rocke

    O espaço é bem melhor aproveitado como livraria sem duvida.

    ResponderExcluir
  2. Beto Batis

    Achei ótima essa ideia.

    ResponderExcluir
  3. Jorge Lopes

    Incrivel, mesmo com 44% da população de ateus, Neederland apresenta menores índices de criminalidade que o Brasil.

    ResponderExcluir
  4. Angela Neves

    Adoro a Europa, quanto mais ricos menos fanatismos

    ResponderExcluir
  5. Eduardo Chades

    Certeza que é de ateus? E não de não-religiosos?

    ResponderExcluir
  6. Rodrigo Ezerra

    Eu acho massa que as igrejas se tornem livrarias, quem sabe assim ela não compensa a época em que quem buscava conhecimento contrário a ela ia parar na fogueira!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo Ezerra

      Se o espaço físico for ocioso; não tiver nenhuma ação de importância social (que não é o caso da Candelária) e as transformações no uso do espaço não forem alterar as evidências históricas e artísticas relevantes que muitos templos carregam, amém: tornem-se livrarias e\ou bibliotecas públicas.

      Excluir
  7. Thulio Reis Souza

    Sabia, pra conseguir um IDH daqueles só vendendo a alma pro Tinhoso mesmo...

    ResponderExcluir
  8. Marcelo Barbosa

    kra não vejo nada chocante. No Brasil, principalmente aki no meu bairro estou vendo salas de boteco se tornando igreja, isso se dá pelo fato de que em nosso país a maioria é cristã, então é natural que na Holanda onde há muitos ateus que isso ocorra de forma contrária. Sou ateu (assim como muitos nesta universidade) e não vejo isso como uma coisa ruim e muito menos fico atacando cristão, pois fui criado em igreja evagélica. Acho que ambos os lados devem ser respeitados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre Guimarâes Carvalho

      Não existe nada mais triste que um cinema que virou igreja evangélica. Não existe nada mais maravilhoso que uma igreja que virou livraria, café ou discoteca. VIVA EUROPA!!!!!!

      Excluir
    2. Jose Ramos

      Difícil eh acreditar nestes modelos de "casas de deus", onde mais se fala no diabo. Dissemina-se a cultura do medo do inferno entre os parcos fiéis e, em troca da proteção/unção, eh retirado dos pobres até o último centavo! Viva a Holanda!

      Excluir
  9. Edna Maria Azevedo

    Por mais que queiramos não vamos poder mudar isso, o Espirito da desolação foi enviado a terra para separar o povo da promessa os que se manterem firme na fé sobreviverão as catástrofes que estão por vir. Penso que a separação das ovelhas dos cabritos já estão sendo organizada. quando lemos apocalipse percebemos as palavras do autor quando diz que Deus terá piedade de Sodoma e Gomorra muito mais do que nos tempos atuais e ainda pergunta será que encontrarei fé no mundo? Está acontecendo coisas que não podemos explicar mais precisamos entender que Deus não nos mais chama a ir a ele, ele espera de nós o chamado e nos atende quando nos mantemos firmes como diz o salmo 91

    ResponderExcluir
  10. Por mais que queiramos não vamos poder mudar isso, o Espirito da desolação foi enviado a terra para separar o povo da promessa os que se manterem firme na fé sobreviverão as catástrofes que estão por vir. Penso que a separação das ovelhas dos cabritos já estão sendo organizada. quando lemos apocalipse percebemos as palavras do autor quando diz que Deus terá piedade de Sodoma e Gomorra muito mais do que nos tempos atuais e ainda pergunta será que encontrarei fé no mundo? Está acontecendo coisas que não podemos explicar mais precisamos entender que Deus não nos mais chama a ir a ele, ele espera de nós o chamado e nos atende quando nos mantemos firmes como diz o salmo 91

    ResponderExcluir
  11. Renata Cristina

    Igrejas transformadas em livrarias? #partiu #holanda #fui.

    ResponderExcluir
  12. Tadeu Rocha Pereira

    kkkkkk

    ResponderExcluir
  13. Egidio Gava

    A igreja católica assim como todas as outras derivadas foram construídas da podridão.É só estudar um pouco de historia para constatar.Alguém pode me dizer para que serve religião.Portanto nada mais justo do que transformar esses templos que não servem para nada em espaços culturais.Quem é religioso não precisa ir em templo para expor suas crendices.

    ResponderExcluir
  14. Miguel Pérez

    Notícia bem interessante, mas acho demais o de generalizar a Europa como a do Vaticano. Sou espanhol e acho que agora mesmo Espanha é muito menos religiosa do que Brasil (tem muita gente jovem que é Cristiana porque foi batizada, mas não praticante). Além disso, Holanda é um pais com forte representação protestante na história, e com guerras contra o catolicismo (como a Guerra dos Trinta Anos contra a própria Espanha). Por isso não acho uma boa ideia o de relacionar o Vaticano com Holanda.

    Por outra parte, penso que é uma boa forma de manter e utilizar o patrimônio histórico, porque em grande parte da Europa (mínimo na Espanha) as igrejas são todas bem antigas e bem espetaculares, e ainda sendo ateo, toda pessoa gosta de visitar belas estruturas de há muitos anos atrás. E que melhor maneira de aproveitar esse prédio não utilizado que deixando-o ao serviço da comunidade ou recebendo um dinheiro por um aluguel?

    ResponderExcluir
  15. Raimundo Eleno Dos Santos


    E SE FOR TRANSFORMADAS EM MESQUITAS?

    ResponderExcluir
  16. Venceslau Ignaczuk

    Eles já exportaram seus pastores para arrebanhar as ovelhas pagantes de dízimo no Brasil. Desde que foram expulsos do Brasil e se adonaram de nova york, só quem desconhece a história universal é que não percebe o por quê dos acontecimentos atuais.

    ResponderExcluir
  17. Reginaldo Aparecido Pignatari

    ateísmo é o fenômeno que esta crescendo muito, e acho que se uma Mesquita ou qualquer designação religiosa perdesse a sua função de arregimentar o seu rebanho, defendo que tenha outro uso...

    ResponderExcluir
  18. Angélica Della Monica

    Ótima i niciativa, pois vejo aqui no Brasil que quanto mais igreja, mais violência, ou seja, as pessoas têm menos Deus no coração, menos tolerância e mais preconceito, portanto o número de igrejas nada significa. A leitura é um ótimo antídoto para a ignorância.

    ResponderExcluir
  19. Sergio Euclides Santana

    Eu acho que não é por aí....quem é ateu (uma pena) deve respeitar aqueles que são religiosos...acho que quem quer ser respeitado tem que respeitar.

    ResponderExcluir