terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Um gênio destruído por uma música!

"Sou Criminoso! O go- verno me anistiou por causa das canções que cantei! Fui demitido do serviço público por isso. O que vocês cha- mam de governo cobra impostos sobre o "corpo de delito" que são as canções que fiz. Voltei ao fun- cionalismo, depois de muita briga, e me aposentei graças a um despacho fundamentado na Lei de Anistia. Anistia é para criminoso, condenado por sentença transitada em julgado, se ele aceitar. Aceitar a anistia é aceitar-se criminoso".
"Estou exilado até hoje, eu não voltei!"
Geraldo Vandré
Geraldo Vandré com-pletou nesta semana 79 anos. Na minha visão a tortura, que ele nega, da ditadura matou um artista de futuro, mas não o homem que continua a errar pelo mundo como um alienado. Vagando... apenas vagando pelo mundo!
Um homem triste nada assemelhado ao jovem agitado da época dos festivais. Olhar triste, cenho sombrio e torvo, olhos distante e fundos pela tristeza, raciocínio lento que o leva a olhar o céu em busca do que ele quer dizer, é assim o imortal Geraldo Vandré.
O atentado que o Geraldo Vandré intentou, atraindo todo ódio da ditadura foi a singela música que todos nós cantamos: "Pra não dizer falei de flores" iniciando o calvário de sua vida. Sobreviveu apenas um vídeo com o áudio, as imagens evaporou-se. Custou-lhe a destruição da sua carreira e ao Brasil exterminar um grande artista. Exilado , Vandré foi vigiado de perto pelos militares, sem poder expressar o retrato do Brasil à época. No Peru, em 1972, ganhou um festival com a única música não cantada em espanhol, intitulada Pátria Amada, Idolatrada, Salve, Salve. É uma canção para ser cantada por um homem e uma mulher uma noção da pátria e da mulher amada
   Logo após o retorno ao Brasil, Vandré compôs a canção "Fabiana", em homenagem à Força Aérea Brasileira. Até hoje inédita. Hoje mora em São Paulo num mundo que não cabe ninguém, só cabem ele e seus pesadelos passados!
     Ao longo de toda entrevista não vimos nem um gesto de magnanimidade do gênio destruído. Vemos apenas um cabal soçobro de um gênio destruído, cujo motivo se resumia à uma música! Um gênio reduzido a pó! Virtualmente!
Assista o vídeo:

56 comentários:

  1. até hj ele é mantido pela fab, como se fosse um refem

    Rapha Levy

    ResponderExcluir
  2. ele está bem - a luta dos BLACKS BLOCKS FFLECHT não é dele

    Claudete Duarte

    ResponderExcluir
  3. Só não dá para entender a negativa dele. Porque ele não colabora com a história, inclusive, em auxílio à comissão da verdade?

    Gilmair Ribeiro

    ResponderExcluir
  4. segundo um documentário que vi, em dependências do Exército!! Vejam só...

    Rosemeire de Moraes Mora

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Mais uma araponga diaraqui. . Vai trabalhar4 com dignidade.

      Excluir
  5. n houve tortura nenhuma... o próprio Vandré já negou isso!!! isso foi mais uma mentira q a esquerda inventou e foi desmentida e ainda tem gente querendo insistir em sustentar isso!?

    Alexandre Padua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E por que vc não acredita nas centenas de depoimentos de torturados, de deformações, de corpos inválidos que sobreviveram àquele holocausto do pensamento no Brasil?

      Excluir
  6. o que ele diz hoje não pode ser levado cabalmente, ele não é mais um homem normal

    Zeca Dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denegrir Vandré está no Código Penal.
      Os saudosistas só estão querendo mumu dos 21 anos.
















      Denegrir a imagem de Vandré é coisa de leigo entrando na área da psiquiatria. Vai para a tropa 1/1 1/2












      Excluir
  7. Penso que não são todos os que forma torturados que são capazes de superar, e seguir, em frente. Alguns sucumbem, definitivamente.

    Armistrong Souto

    ResponderExcluir
  8. Armistrong Souto a cena mais triste é aquela em que o oficial da aeronáutica canta no palco do club a musica pra nao dizer q não falei de flores e na sozinho platéia com lágrimas nos olhos

    Rosaongela Holanda

    ResponderExcluir
  9. E que não se espantem, os demais. A ditadura, hoje, é civil, e está nos meios de comunicação. O processo de lavagem cerebral é tão eficiente que leva as pessoas a acreditarem que três, ou quatro emissoras de televisão, rádio, jornais, e revistas, são sinônimo de informação, cultura etc. A verdadeira cultura deste país passa, apenas, por meios alternativos de informação.

    Armistrong Souto

    ResponderExcluir
  10. A tortura fez mais vítimas além de Vandré... Frei Tito, por exemplo, pôs fim á própria vida, perseguido pelo fantasma de seus torturadores... e há os que continuam desaparecidos, nem mortos, nem vivos...

    ResponderExcluir
  11. Verdade! E " pra não dizer que não falei das flores" transformou-se num hino.

    Fátima Jaguanharo Carvalho

    ResponderExcluir

  12. Mas a parte mais emocionante foi quando o oficial da aeronáutica canta pra não dizer que não falei das flores" e ele sozinho no canto escutando com lágrimas nos olhos, ave maria não sustentei as lágrimas!


    Augusto Boldro

    ResponderExcluir
  13. Como pode ainda haver gente que tem saudade dos anos de chumbo?

    Marisete Dal'Santo

    ResponderExcluir
  14. Um lamento político, quando exilado...

    Ivani Guidini

    ResponderExcluir
  15. Será que nunca conseguiremos resgatá-lo?!

    Favia Leitão

    ResponderExcluir
  16. Marisete Dal'Santo Se eu me emocionei "só" com a postagem, imagino como deve ter sido para você. Realmente, destroçar o futuro de um gênio como ele é revoltante. De quebra conseguiram nos privar de uma original riqueza musical que foi abortada. Nessas horas dá um desânimo...

    ResponderExcluir
  17. Coincidentemente encontrei essa sua postagem aqui, Augusto... eu, que ouvi esse vinil melancolicamente, durante todo o dia.

    Ivani Guidini

    ResponderExcluir
  18. E há aqueles que nunca foram vistos pela História....

    Heitor Cláudio L. Silva

    ResponderExcluir
  19. Pô! Ele se foi de Teresópolis? Será que encheram o saco dele com entrevistas????

    Dora Tavares

    ResponderExcluir
  20. Impressionante... Mas o mais chocante é, nos dias de hoje, existirem ainda aqueles que defendam os "anos de chumbo" sem, ao menos, possuírem como álibi terem sido torturados.

    Ana Paula Luduvice Rêgo

    ResponderExcluir
  21. Tadinho, derreteram o cérebro dele!

    Camila B Hassen

    ResponderExcluir
  22. Tortura é crime de lesa-humanidade. Não tem perdão.

    Flavia Leitão

    ResponderExcluir
  23. Sim foi....completamente destroçado, ficou doente mental...sabe se lá quantas coisas passou...por isso e muito mais queremos que sejam julgados ! Já !!!! Pessoas ainda desaparecidas !!!!!!

    Ízida Valéria Borges

    ResponderExcluir
  24. A palavra doente mental pode soar forte, mas eu tenho depressão e sei o que é doença mental....por menos às vezes não temos estruturas...muitas situações são difíceis de ser superadas !!!!! Ainda mais tortura física e psicológica !!!! A nossa sociedade é que é muito preconceituosa com as pessoas portadoras de problemas mentais, emocionais, psicológicos, principalmente mentais....!!!!!! Geraldo Vandré foi uma vítima e seus transtornos foram causados por torturas violentas...o que deveria ser julgado há muito tempo como crime e seus responsáveis julgados em tribunal!

    Ízida Valéria Borges

    ResponderExcluir
  25. Gente tem um erro ai grande! Vandré tá em São Paulo???? Tem certeza??? Pra mim ele tava em JOAO PESSOA, na Paraíba, na terra dele.

    ResponderExcluir
  26. Destruído por uma música não, mas por um regime autoritário e torturador, o que fizeram ao Vandré é apenas uma das tantas covardias feitas a tantos trabalhadores e estudantes anônimos país a fora... Ele ficou vivo graças a música!

    Fernando Cardozo

    ResponderExcluir
  27. É uma pena o que aconteceu a esse homem. Ditaduras e ditadores são fazem parte do grande rol de dejetos da humanidade.

    Ronaldo Miguez

    ResponderExcluir
  28. Geraldo VAndré foi a expressão da RESISTÊNCIA AO MILITARISMO . Sua musica pára não dizer que não falei das flores foi desvirtuada e não aprrsenta o contexto emocional da original . Seria como Roberto Carlos interpretando John Lennon

    ResponderExcluir
  29. É engraçado.
    Eu me lembro de ver uma entrevista do Vandré, há alguns anos e ele me pareceu uma pessoa consciente, individualizada, sem ilusões e sem querer alimentar a enorme boataria que se fez em torno dele. Uma pessoa querendo ficar em paz, numa boa.
    Alguns dizem que sofreu lavagem cerebral (foi um cobaia) do tipo da realizada pelo Tavistock Institute no nível individual...

    Hélder Araújo

    Disparada é uma música linda e continuará sendo.

    ResponderExcluir
  30. Conseguiram acabar com o G.Vandré ! Fritaram o cérebro dele ! Esse que aí está não é mais o Vandré, é o fruto do medo , da perseguição, da tortura sem limites, da desgraça de 21 anos de repressão... O verdadeiro Vandré morreu com sua bela canção "Para não dizer que não falei das flores" https://www.youtube.com/watch...

    Ferreira Louis Ferreira

    ResponderExcluir
  31. Gente do meio musical diz que ele é um farsante, que nunca esteve desmemoriado. Tudo fingimento.

    ResponderExcluir
  32. Geraldo Vandré é um dos resultados mais trágicos para a música, se não o maior, do que representou a perseguição política da ditadura militar!

    Diana Maffei

    ResponderExcluir
  33. simples...quem foi torturado, nunca (talvez) mais é o mesmo ! :|

    Evaldo Cardozo

    ResponderExcluir
  34. Debitado na conta da ditadura nazifascista!!!

    Romulo Cervantes

    ResponderExcluir
  35. Quais as razões de tamanho arrivismo? Sabe-se Deus o que realmente aconteceu. Mas me parece que fomos nós que confundimos tudo: mesmo tendo feito esse HINO, ele nunca foi um militante anti ditadura, a desenvoltura que ele hj circula pelos meios militares atesta isso. É trite, mas ele DEVE sim um depoimento à comissão da VERDADE, MESMO QUE NÃO VÁ AVANÇAR MUITO NAS PESQUISAS DE SEUS CONTEMPORÂNEOS DESAPARECIDOS PELOS MILITARES AOS QUAIS ELE DISSE NA ENTREVISTA DEVER "RESPEITO E CONSIDERAÇÃO". muito triste O FINAL DE UMA HISTÓRIA QUE SE PROMETIA TÃO PROMISSORA!!!


    Dadinha Piedade Peixoto

    ResponderExcluir
  36. Gostei da matéria... ótimo blog!
    Dá um pulo lá se puder!

    http://www.histeria.blog.br/o-estado-tirando-suas-mascaras/

    ResponderExcluir
  37. o que ele diz hoje não pode ser levado cabalmente, ele não é mais um homem normal

    Zeca Dias

    ResponderExcluir
  38. Claro que pode. O que não pode ser levado a sério são as sucessivas mentiras da esquerda. Ele é um homem perfeitamente normal e lúcido que desmentiu essa enorme fraude inventada pela esquerda

    Alexandre Padua

    ResponderExcluir
  39. Ele deixou claro que não houve tortura. Inclusive, hoje em dia ele é assíduo frequentador do clube da Aeronáutica, tendo como amigos, os militares veteranos. Zeca, co o vc afirma que ele não é uma pessoa normal? Quais os parâmetros que vc tá usando para tal afirmação?

    Regis Ferreira

    ResponderExcluir
  40. Alguns setores da esquerda querem sustentar uma tese que é simplesmente esotérica: que os militares, através da tortura, operaram uma espécie de "lavagem cerebral" misturada com programação neurolinguística capaz de fazer o sujeito repetir o que eles querem!! realmente, os milicos deviam ser expertos em ciência cognitiva e desenvolveram uma tecnologia que nem mesmo hj existe


    Alexandre Padua

    ResponderExcluir
  41. Realmente! Se os militares tivessem conhecimento desta tecnologia, acha que eles iriam deixar o poder? Tem gente que acredita nisso até hoje. Vai saber!

    Regis Ferreira

    ResponderExcluir
  42. então as atrocidades cometidas pela ditadura ,não passa de invenção da esquerda?o movimento de 1988.foi só uma farsa, uma desculpa para inserir este regime fraudulento no brasil?

    Valdo Magela Silva

    ResponderExcluir
  43. As atrocidades ocorreram, por favor não coloque palavras na minha boca. Eu disse que a tortura do Vandré é invenção de esquerda, como ficou provado pelo próprio cidadão em questão. Não entendo a dificuldade para se entender algo tão simples

    Alexandre Padua

    ResponderExcluir
  44. essa esquerda,que reuniu todos os partidos?quem é a esquerda?ou será opsição.

    Valdo Magela Silva

    ResponderExcluir
  45. Daqui a pouco vão falar que a ditadura também foi uma mentira e não existiu, rs. Nego inventa tudo pra desqualificar qualquer coisa que a esquerda diz. Eita doença ideológica.

    Taffarel Madureira

    ResponderExcluir
  46. Presta atenção, Taffarel Madureira pois não tenho muita paciência com esse infantilismo de vcs. Antes que me difamem, eu não neguei que a ditadura torturou. O que foi provado no caso do Vandré é que, NESTE CASO ESPECÍFICO, não houve tortura e que os boatos de tortura DO GERAL VANDRÉ foram lançados pela esquerda COMO É AUTO-EVIDENTE. A esquerda mente pois é assim que seu evangelho prega: a começar pelo profeta que mentiu em seu livro sagrado. Acho q vc é capaz de entender isso e parar de criar espantalhos.

    Alexandre Padua

    ResponderExcluir
  47. Gente, será que neste grupo só tem crocodilos emperdemidos, os corações evaporaram?

    Maria Elzanira Holanda Deliano

    ResponderExcluir
  48. Pois é!!! muito bom seu comentário!! e quantas 'lavagens cerebrais' ainda existem até os dias de hoje!!!

    Ronaldo Marinho de Albuquerque

    ResponderExcluir
  49. Homem liquidado!? Por que?

    Alexandre Padua

    ResponderExcluir
  50. Poque ninguém comenta o levante comunista dentro do exercito que mataram soldados dormindo,repetindo dormindo.Filho esquartejado em frente aos pais,granada em aeroporto,sequestros e assalto a bancos.Implantar uma falsa ideologia no Brasil que já estamos careca de saber que é a mais assassina da estória humana.

    Leonardo Imbroisi

    ResponderExcluir
  51. "QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER", a ditadura fez e faz, estão fazendo ainda, pois ninguém pagou nada.
    Zewagner

    ResponderExcluir
  52. Lene Santos

    Bem feito! Tanta gente passando fome no Brasil e o "dondoco" diz que vai enterrar no jardim de sua mansão, o seu carro de R$ 1 milhão de reais! Fala sério!

    ResponderExcluir
  53. Jeronimo Collares

    Genial a seu tempo. Na luta de classes, homens vão e homens vem - é parte. Aos comunistas interessa ressaltar a luta revolucionária, o teor da obra deste gênio que jamais morrerá, pois suas ideias eram e são ideias de futuro. Homens vem e vão - as ideias permanecem. Somos todos iguais, braços dados ou não, vem vamos embora que esperar não é saber, quem sabe faz a hora, não espera acontecer.

    ResponderExcluir