sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Padre José Rolim Rodrigues, o pioneiro cajazeirense

Doutor Sebastião
Moreira Duarte
Ninin, assim era chamado em família. Saiu menino de Cajazeiras para ser padre e no Seminário de Carpina conheceu o primeiro padre cajazeirense:
– Quem é esse padre?       
– É daqui de Cajazeiras.  O nome dele é José Rolim Rodrigues.
Depois veio a descobrir que ela era seu parente. Apesar de não constar Rolim em seu nome, ambos Ninim e Padre Rolim são Rolim da gema como ele como ele narra: “Ali, e só ali, fiquei sabendo que o Padre José Rolim e minha mãe situam-se a igual distância do mesmo tronco familiar: ambos são sobrinhos-tataranetos ou quintos sobrinhos-netos do Padre Inácio de Sousa Rolim, o Educador dos Sertões, fundador da ‘cidade que ensinou a Paraíba a ler’”. Sebastião Moreira Duarte, o Ninin, incitado pelo redemoinho do Concílio Vaticano II descobriu que o seu mundo era o secular. Largou tudo e foi ser vendedor de tecidos na loja do irmão no Maranhão. Varou por muitas sendas, mas fez uma trajetória brilhante.
Eis que Ninin que me manda e-mail com este preciso fragmento do seu futuro livro de memórias (aliás, que virá muito tarde): “Claudiomar, você será o primeiro a ler isso. Mas não divulgue”. Mas, Sebastião de público te peço desculpas, o meu espírito de blogueiro diletante falou mais alto. Não resisti.
Os Mestres:

PADRE JOSÉ ROLIM RODRIGUES, Minhas memórias de Carpina
Veja o link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário