segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Lampião assustou Cristiano Cartaxo

Cristiano Cartaxo
Lampião povoava as mentes nordestinas, durante as primeiras décadas do século passado, como um fantasma aterrador. Todos os seus contemporâneos das mais variadas nativas. Papai contava que, quando criança, adorava quando vinham boatos que Lam- pião iria passar no Sítio Melão onde passou a sua infância. Ninguém ousava checar a procedência do boato, as mulheres, os velhos e a meninada toda eram levados para se esconderem nos grotões das serras próximas. “Como era bom! Nestes períodos ninguém trabalhava no cultivo das roças, o tempo todo era ocupado em passarinhar...” suspira ainda hoje papai.

Cajazeiras de então, apesar da promessa de Lampião ao Padre Cícero de jamais vir por aqui, não deixava os cajazeirenses tranquilos, além do mais, havia o temido Sabino Gomes (foto) um dos lugares tenentes do Bando de Lampião que morara em Cajazeiras e jurava vingança pelas “humilhações” que sofrera dos bacanas de Cajazeiras.
Hoje, vemos pela crônica semanal de Frassales, uma furtiva aparição de Lampião na cidade do Padre Rolim. E quem conta o episódio é o nosso poeta Cristiano Cartaxo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário