sábado, 6 de abril de 2013

Aos 92 anos morre o cajazeirense José Epaminondas Braga


Foi sepultado na semana passada, no Cemitério do Monte Santo, em Campina Grande, o empresário José Epaminondas Braga, natural de Cajazeiras, e que morreu no dia 27, num dos hospitais de Recife, em virtude de complicações decorrentes de insuficiência renal. Radicado em Campina Grande, há vários anos, ele residia no Bairro da Prata, onde foi
José Epaminondas Braga nasceu em Cajazeiras, em 27 de julho de 1920, como o segundo filho de Epaminondas Lins de Albuquerque e Emília Gonçalves Braga. Ele começou a trabalhar com Cazé Braga e conheceu a professora Lozinha Mendes Meira, com quem se casou e teve quatro filhos. Em 1949, mudou-se para Campina Grande e começou a trilhar seu próprio caminho, se estabelecendo na Rua João Ressoa, em sociedade com o irmão e tornando-se um empresário bem sucedido.
Em Campina Grande, a partir dos anos 60, ele também teve uma participação ativa na vida social e política da cidade, ocu¬pando importantes cargos. Foi secretário de Indústria e Comércio na gestão de Newton Rique, e presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, da Associação Comercial, do Clube Campestre e do Lions Clube. Em 1975, recebeu o  título de Cidadão Campinense e, na década de 80, foi homenageado como Homem do Ano, no Terraço Itália, em São Paulo, pelos fabricantes e comerciantes do seu ramo de atividades no Brasil,
Quem foi criança em Campina Grande entre os anos de 60 e 90, sonhou com as bicicletas e os brinquedos da J. Epaminondas Braga, cuja loja chamava a atenção de todos na Rua João Pessoa.
Mesmo depois de encerrar sua trajetória comercial, ele permaneceu ativo, como conselheiro da Federação das Indústrias do Estado e escrevendo colaborações para jornais de Campina Grande e de sua terra natal Cajazeiras, que nunca deixou de visitar. Após o falecimento da professora Lozinha Braga, viveu com serenidade os últimos anos, ao lado de filhos, netos, bisnetos e amigos, deixando um exemplo de vida de muita dignidade.
Veja os links:

Nenhum comentário:

Postar um comentário