domingo, 19 de março de 2017

Cidade da PB fica lotada para "inauguração" de transposição com Lula e Dilma, segundo a UOL

 Carlos Madeiro
Colaboração para o UOL, em Monteiro (PB) 
      Pelo carro de som,  O POVO GRITA na porta do mercado público de Monteiro (no Cariri da Paraíba, a 311 km de João Pessoa), na manhã deste sábado (18): "Devemos dizer não a esse bando de ladrões que está em Brasília, que tiraram a presidente eleita e agora mostram a que vieram. Até a transposição querem roubar".
      O clima político tomou conta de Monteiro, onde os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff fazem visita na tarde deste domingo (19). O ato (chamado de "Inauguração Popular da Transposição do São Francisco: A celebração das águas") acontece nove dias após a inauguração oficial do eixo leste da obra, feita pelo presidente Michel Temer.
      Por conta da visita, não há mais vagas em hotéis da cidade desde a quinta-feira (16). Cidades vizinhas também estão com hotéis cheios e afirmam ter aumentado a procura em relação a fins de semana normais.
      Na cidade, uma equipe de vídeo circula colhendo depoimentos de moradores enaltecendo a obra.
      Neste sábado, um palco teve a montagem finalizada. Ao lado, está um palanque para autoridades e políticos do Nordeste, que devem comparecer em bom número neste domingo.
      Até mesmo camisas em alusão à candidatura de Lula à Presidência em 2018 estão à venda na cidade.

José Avandaílson vende camisetas de "Lula 2018" a R$ 20 cada uma
      A ideia das camisas foi do estudante de radiologia José Avandaílson, 31. "A cidade está aquecida com a visita, é hora de aproveitar para vender e ganhar dinheiro", diz, despistando sobre a venda das camisas, que custam R$ 20 cada uma. "Vendi algumas." 
      Na cidade, os moradores não escondem a expectativa com a visita dos ex-presidentes. "O Temer colocou polícia, ninguém chegava perto e por isso foi vaiado. Lula não, já soube que ele mandou não vir polícia que ele quer andar com o povo", disse a vendedora Marinete Silva, 44. Do dia da inauguração, Temer foi recebido com protestos.
 100 mil são esperados, diz PT 
      Segundo o presidente do PT na Paraíba, Charliton Machado, a expectativa é que 100 mil pessoas participem do ato em Monteiro.
      Várias cidades vizinhas de Pernambuco e Paraíba se mobilizaram e vão enviar ônibus com trabalhadores rurais e militantes petistas.
      Da vizinha Sertânia (PE), a 29 km de Monteiro, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais já conseguiu um ônibus, mas devido à quantidade de pessoas, vans e veículos particulares também devem fazer o trajeto.
      Em sua página, o PT paraibano informa que há órgãos envolvidos na visita. "O Governo do Estado está ajudando na logística e que várias outras entidades estão colaborando com a realização do evento, destacando também que o Instituto Lula está bancando com todas as despesas da vinda do ex-presidente", diz o comunicado.
      Antes de visitar Monteiro, Lula e Dilma vão a Campina Grande, também na Paraíba. A chegada dos ex-presidentes está marcada para 15h, com ato público na praça João Pessoa, a principal da cidade, às 16h.

  Propaganda digital       
     Em contraofensiva, o sábado foi de propaganda digital. Centenas de usuários receberam mensagens de texto pelo celular com um link de um vídeo do Ministério da Integração Nacional, onde a atual gestão se coloca também como "responsável" pela obra.
     Tudo debalde, o povo reconhece Lula e Dilma como responsáveis por esta dádiva nordestina. Veja abaixo fotos mostrando o repúdio ao presidente fictício quando este na cidade de Monteiro:
Enquanto o presidente Michel Temer participava da cerimônia de inauguração do trecho leste da obra de transposição do rio São Francisco, em Monteiro (PB), manifestantes protestavam do lado de fora contra o governo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário